Pesquisas

Já vimos como o olho funciona, como a córnea é importante para uma boa visão e como o keratocone/queratocone pode exercer impacto na visão, carreira profissional e estilo de vida.

Tratamentos ultramodernos podem minimizar os efeitos do keratocone em graus variados em cada caso. Por meio de pesquisas clínicas e de base, o tratamento alcançou seu actual nível de eficiência e só através de pesquisas continuadas é que ele será aperfeiçoado.

Mas o aperfeiçoamento das terapias é apenas uma solução parcial do problema. A solução final reside em encontrar as causas do keratocone/queratocone e usar esse conhecimento para impedir sua ocorrência.

Este é o objectivo do programa de pesquisas em andamento promovido pela Fundação Nacional do Keratocone no Centro Jane e Norman Neely de Pesquisa em Keratocone. Nos últimos anos, pesquisas têm demonstrado que córneas com keratocone/queratocone apresentam algumas regiões com atividade enzimática aumentada que resulta no seu afinamento, e outras áreas com aumento de cicatrizes e fibrose.

Em ambas as regiões existem proteínas corneanas alteradas. Alguns investigadores sugerem que córneas com keratocone/queratocone passam por uma apoptose, ou “morte programada das células”, mas ainda não está esclarecido o que está causando isso a estas células. Finalmente, novas técnicas de biologia molecular estão a ser usadas para identificar a manifestação genética anormal em córneas com keratocone/queratocone.

Em muitas instituições, as pesquisas genéticas e das causas do keratocone têm sido financiadas pela NFKC (USA).