O que é o keratocone/queratocone?

O keratocone/queratocone é uma doença degenerativa da córnea que a vai desgastando gradualmente, remodelando-a em formato de cone. Esse formato impede a passagem precisa da luz na mácula. Como a doença é progressiva, o cone torna-se mais saliente, causando uma visão distorcida.
O keratocone/queratocone, é uma condição em que a forma normalmente afinada da córnea é distorcida e desenvolve uma protuberância em forma de cone, resultando em prejuízo à visão. O progresso é geralmente lento e pode parar em qualquer fase, sempre com a tendência ficar mais grave. À medida que o keratocone/queratocone avança, a córnea vai tonando-se mais fina, tornando-se cada vez mais irregular.

Devido ao formato irregular da córnea, pacientes com keratocone/queratocone são frequentemente míopes e têm um alto grau de astigmatismo, que não se corrige com óculos.

De um modo geral, o keratocone/queratocone pode ser herdado geneticamente, e ocorre, normalmente, em ambos os olhos.

A palavra keratocone é formada de duas palavras gregas: kerato, que significa córnea, e konos, que significa cone. O keratocone/queratocone, ou córnea cônica, é uma condição em que a forma normalmente arredondada da córnea é distorcida e desenvolve uma protuberância em forma de cone, resultando em prejuízo à visão.

Esta distorção tem sido comparada a ver um sinal luminoso de trânsito através do pára-brisas de um carro, quando se dirige durante uma tempestade. Seu progresso é geralmente lento e pode parar em qualquer estágio, de brando a grave. À medida que o keratocone/queratocone progride, a córnea vai ficando protuberante e mais fina, tornando-se irregular e, algumas vezes, desenvolvendo cicatrizes.

Mas para entender o keratocone/queratocone, devemos primeiro compreender como o olho nos possibilita ver e que papel a córnea desempenha neste processo.