A córnea

O olho é envolvido por uma membrana grossa em forma de bolsa, a esclerótica. A córnea é a janela transparente neste invólucro branco que possibilita que os objectos que está a ver sejam transmitidos em forma de ondas de luz para o interior do seu olho.

A superfície da córnea é onde a luz começa sua viagem para dentro do olho. A missão da córnea é captar e focar imagens visuais. Como ela fica na frente, como o pára-brisa de um automóvel, ela está sujeita a consideráveis agressões do mundo lá fora. Partículas de poeira e ciscos que inevitavelmente entram na parte externa do olho e o irrita, estimulando assim a produção de lágrimas para eliminar o material estranho.

A córnea é tão engenhosamente construída que apenas as lentes mais caras feita pelo homem conseguem reproduzir sua precisão. A suavidade e formato da córnea é tão vitalmente importante para seu funcionamento correcto quanto a sua transparência. Se a suavidade da superfície ou a transparência da córnea forem perturbadas, a visão fica distorcida.

Nós conseguimos tolerar grandes cicatrizes em nosso corpo sem nenhuma preocupação, a não ser a vaidade. Mas não na córnea! Mesmo uma cicatriz pequenina pode prejudicar nossa visão. Não importa quão bem esteja funcionando o resto do olho, se a córnea estiver com cicatrizes, anuviada ou distorcida, a visão será afectada.